Recicla Aí distribuirá adubo orgânico para hortas públicas em Balneário Piçarras





Adubo será produzido na Central de Compostagem com materiais recolhidos através de inovador sistema de coleta de resíduos.

Junho é o prazo para a Central de Compostagem estar devidamente instalada em Balneário Piçarras. Para dar início ao projeto, a Fundação do Meio Ambiente fechou parcerias com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para destinar parte do adubo produzido pela compostagem para as hortas públicas do município. O projeto é apenas umas das ações do programa Recicla Aí que serão realizadas ainda este ano.

Cada horta pública possui diferentes funções. As hortas da Escola São Brás e do Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Mirian Geny Friedrichsen (CIEF), auxiliam cerca de 1.400 alunos da rede municipal de ensino na alimentação escolar e em estudos realizados durante as aulas. Já nas unidades de Saúde, a horta é utilizada para o cultivo de plantas medicinas que servem para estudos e para uso medicinal em pacientes.

O composto que será destinado às hortas são de alta qualidade, gerados através de materiais orgânicos como vegetais, legumes e alimentos em geral. Ao todo, Balneário Piçarras conta com 12 hortas públicas, sendo uma em cada uma das 7 unidades de saúde, 2 em unidades escolares (CIEF e Escola São Brás), 2 em unidades de educação infantil (CEI Ivonete e CEI Alcina) e uma no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O material utilizado para a produção do adubo será recolhido através de um sistema de coleta porta a porta. “De início iremos destinar 1.200 baldes e lixeiras especiais em residências para a separação de lixo orgânico, reciclável e rejeitos. Um caminhão com tecnologia exclusiva irá passar recolhendo de uma vez só o lixo orgânico e o reciclável”, explica o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

A Central de Compostagem possuirá cerca de 2.300 m² e está sendo instalada no Bairro Nossa Senhora da Paz. Além de lixo orgânico, a nova ferramenta também recolherá galhadas para utilizar no processo de adubagem. Os residentes também podem destinar seus resíduos para a compostagem levando diretamente para a central e em contrapartida receber o adubo de alta qualidade.

Programa Recicla Aí

O Programa Recicla Aí, elaborado pela Fundema de Balneário Piçarras, foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.

Além da Central de Compostagem e todo o sistema de coleta de material orgânico, o programa trará a instalação de novos 17 Ecopontos 24h, 200 novas lixeiras públicas com divisão em três frações (reciclados, orgânicos e rejeitos), ampliação do serviço de Coleta Seletiva e a aquisição do novo caminhão que possibilita o recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos em compartimentos separados. Todos os projetos se entram em fase de licitação.

De acordo com Marcos, o programa coloca a cidade em um patamar diferenciado de sustentabilidade. “O Recicla Aí é um marco na história ambiental de Balneário Piçarras, elevando a gestão de resíduos sólidos urbanos da cidade. O programa, junto a inauguração de uma das mais modernas estações de tratamento de efluentes de Santa Catarina e a certificação Bandeira Azul, tornam o município referência em sustentabilidade”, finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários