Dica Nattufood: Conheça algumas vitaminas e seus benefícios - Parte 2



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Conheça mais algumas vitaminas e os principais alimentos em que podem ser encontradas. Lembramos que a alimentação equilibrada é essencial para o fortalecimento da saúde e a prevenção de doenças, ou seja: o melhor remédio começa no prato!


:: VITAMINA B 7 - Previne a calvície, combate infecções e auxilia no crescimento e fortalecimento celular. É encontrada nas carnes, na gema de ovo, na ervilha, couve-flor e oleaginosas como noz, castanha e amêndoa.


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VITAMINA B 9 -
Auxilia a produção de energia, formação das hemácias e renovação celular. É encontrada em alimentos como o feijão, o leite, ovos, frutas, vegetais verde-escuros e couve-flor.


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VITAMINA B 12 -
Essencial na formação e manutenção de células, especialmente do trato gastrointestinal, medula óssea e sistema nervoso. Ajuda na absorção dos nutrientes e está presente nas carnes, leite, queijos, peixes e ovos.


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VITAMINA D -
Ajuda na calcificação dos ossos, fortalecimento dos músculos e bem estar geral. Atua nos cuidados da saúde cardiovascular e auxilia a absorção de minerais como cálcio e fósforo. Pode ser obtida com exposição moderada ao sol e em alimentos como gema de ovo, manteiga, cogumelo e peixes como salmão, atum e sardinha.


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VITAMINA E -
Antioxidante, auxilia na prevenção de várias doenças, entre elas a gripe e até alguns tipos de câncer. Ajuda também na regulação do trato intestinal e está presente nas folhas verde-escuras, nos óleos vegetais (como soja, oliva, girassol e canola), além da gema de ovo, banana, abacate e nozes.


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VITAMINA K -
Assim como a Vitamina D, auxilia no fortalecimento dos ossos, prevenindo osteoporose e auxiliano o crescimento em crianças. Além disso, a vitamina K é ótima para ajudar na coagulação sanguínea, facilitando a cicatrização e prevenindo hemorragias. Está presente em óleos vegetais (oliva, girassol e soja, entre outros), no tomate, batata, leite, nas folhas verde-escuras, como espinafre, couve e brócolis, além do farelo de trigo.


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