Programa de castrações de animais em Penha retoma atendimentos



Agendamento deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros



O programa “Bem Estar Animal”, que já realizou a castração de mais de mil cães e gatos em Penha, está retomando o atendimento normal, após semanas de expediente interno devido a epidemia da covid-19. “Decidimos que a população já está ciente dos cuidados que precisa tomar para evitar o contágio e nós também tomamos providências para assegurar um atendimento seguro na unidade de saúde”, explica o coordenador do programa, o veterinário Michael Russi.




Para se inscrever, os donos ou responsáveis pela guarda devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro, e agendar a cirurgia. Apesar de estar no Mariscal, o atendimento vale para todo o município. “É uma agenda online, então assim que é inscrito no posto de saúde, já está no nosso sistema”, explica Russi. A partir do agendamento, os pedidos entram numa fila de espera, que é atendida por ordem de inscrição. Cada UBS terá uma cota aproximada de 12 animais por mês para castração (6 cães e 6 gatos).




Moradores do Mariscal também podem agendar, no horário das 9 às 11 horas da manhã, na própria unidade vet container, localizada ao lado do posto de saúde da localidade. Serão feitas até 03 castrações de cães e 03 castrações de gatos por dia, sendo que para animais de porte grande será concedida uma vaga diária. “Vamos dar prioridade as famílias de baixa renda e animais de rua, pois o foco do programa continua sendo o controle de natalidade de cães e gatos”, explica Russi.




No dia da cirurgia, será permitida a entrada somente de um membro da família dona do animal, e com máscara. “Se a pessoa tiver algum sintoma de gripe, é importante não sair de casa”, avisa o veterinário.

Postar um comentário

0 Comentários