Programa de Turismo Sustentável: novos roteiros e valorização dos atrativos de Penha



Acesso a uma das trilhas que fazem parte do Circuito Caminhos do Pescador.
Foto: Rodrigo Knack / Revista Livre



Mirantes, educação ambiental e destaque às belezas naturais estão entre as ações a serem implantadas



Valorizar os atrativos naturais, históricos e culturais de Penha, além de criar novos produtos turísticos para diversificar as opções para os visitantes. Estes são alguns dos objetivos do Programa Turismo Sustentável - PROTUR, que será lançado pela Secretaria de Turismo de Penha.
 


A proposta do Protur é desenvolver ações de curto prazo e baixo custo, mas que podem ajudar a melhorar diversos pontos que são atrativos tanto para visitantes quanto para moradores. De acordo com o Secretário de Turismo, Cleber Neumann, essas ações vão auxiliar a retomada das atividades turísticas, assim que for possível, além de juntar belezas naturais, riqueza cultural e conservação ambiental.



A formatação de 5 rotas turísticas está entre as ações do Protur. Algumas delas já são consolidadas, como os circuitos Caminhos do Pescador e a Rota da Vigia. Além dessas, as outras rotas trazem a mescla de Mata Atlântica, praias retiradas e as deliciosas nascentes da Praia Vermelha, aliadas ao rico patrimônio histórico-cultural da cidade, a gastronomia e muito mais.
  




Concepção para mirante na Ponta da Vigia
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Penha




“Essas ações são formatadas e discutidas há anos, com a sociedade civil organizada nos Comitês, Câmara Técnica e Conselho de Turismo”, explica Cleber. “Estas rotas podem destacar-se pelas suas características naturais ou por permitir o acesso a um patrimônio cultural ou histórico de importância”, complementa.



A preservação e a proteção dos recursos naturais da cidade também estão nos planos do Protur. Mirantes, passarelas, decks, sinalizações e lixeiras são alguns dos equipamentos de estrutura a serem implantados para garantir segurança, informação e preservação nas rotas propostas. Além disso, o programa também visa divulgar as diversas atividades de lazer que a cidade oferece além do principal atrativo, o Beto Carrero World. 







Os roteiros previstos no Protur:

Rota de Trilhas: 15 km de trilhas compõem o Circuito Caminhos do Pescador, sendo divididas em 4 trilhas que podem ser feitas separadamente ou por completo - Galheta, Nascentes, Monge e Vigia.

Rota de Cicloturismo:  34 km intercalando praias e áreas rurais, contando com sinalizações e paradas programadas.

Rota dos Mirantes: Pode ser feita a pé, de bike ou carro. Une a Praia Vermelha, São Roque, Poá, Grande, Paciência, Ponta da Vigia e Armação do Itapocoroy.

Rota das Tartarugas: Para observar as muitas tartarugas verdes que povoam a região, podem ser feitas em caiaques, stand up paddle, bateiras e barcos de pescadores, além de embarcações a vela.

Rota Gastronômica: as principais opções gastronômicas da cidade e a sua diversidade.




Postar um comentário

0 Comentários