Resultado da pesquisa de fluxo turístico é divulgado em Balneário Piçarras



Pesquisa revelou que 100% dos turistas voltariam a cidade para uma nova visita



Durante o mês de Janeiro, a Secretaria de Turismo realizou uma pesquisa de demanda turística para identificar o perfil dos visitantes de Balneário Piçarras. A pesquisa, apresentada ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) na quarta-feira (6), contou com 429 entrevistas e margem de erro de 5 pontos percentuais. Os locais de aplicação foram: praia central, praia norte e Museu Oceanográfico Univali.



A pesquisa revelou que 60,6% dos turistas avaliaram como muito bom o período em que estiveram na cidade e 39,4% acharam bom. Do total de pesquisados, todos afirmaram que voltariam a cidade, 99,5% recomendariam a cidade para outras pessoas e 23,5% visitaram Balneário Piçarras pela primeira vez.



Quanto ao perfil dos turistas, a pesquisa revelou que 60,14% dos turistas são catarinenses, sendo que desses, a maioria são de Joinville (13,99%), Blumenau (8,39%) e Jaraguá do Sul (7,69%). Turistas paranaenses somam 18,18% total, seguidos de gaúchos com 11,19% e paulistas 4,2%.



A pesquisa também mostrou que 53,61% dos visitantes possuem mais de 40 anos e 65,97% são mulheres. Quanto ao estado civil, 65,97% dos visitantes são casados, 23,9% solteiros e o restante viúvos, união estável, separados ou divorciados. As principais respostas para o grau de escolaridade são para ensino médio completo, com 30,7% e pós-graduação completa com 17,95% dos visitantes da cidade.



Outra pesquisa também foi realizada na cidade, que mediu a satisfação do comércio local perante a temporada de verão 2019/2020. No total foram 68 respostas, com ramos de atividade bem divididos, sendo de maioria varejistas (45,6%), setor gastronômico (19,1%), meios de hospedagem (8,8%) e serviços (8,8%).



"Fechamos a temporada com uma avaliação muito positiva para a cidade, considerando que obtivemos um aumento no número de visitantes, um retorno positivo para a maioria do comércio e trade turístico, e uma aprovação significativa do destino pelos turistas e visitantes, já que 99% disseram que recomendariam nossa cidade e 100% desejam voltar", conclui Susan.



De modo geral, a temporada de verão foi avaliada como boa ou ótima para 60,2% dos comerciantes, regular para 29,4% e ruim ou péssimo para 8,8%. Em comparação com a temporada passada, na questão de movimento e faturamento, 66,2% responderam que foi superior ou igual. Referente a influência da certificação Bandeira Azul, 69,1% dos comerciantes acreditam que o programa atraiu mais turistas para o município, sendo que 52,9% querem a ampliação e outros 38,2% pedem a permanência do projeto no município.



Para a secretária de Turismo, os números favorecem o município na retomada do turismo após a pandemia do novo coronavírus. “Quando o isolamento chegar ao fim, a tendência é que haja um crescimento do turismo doméstico de pessoas que viajam com carro próprio para distancias mais próximas, o que favorece o nosso destino”, afirma.



Outra pesquisa de demanda turística também está sendo realizada pela Costa Verde & Mar, incluindo os 10 municípios pertencentes ao consorcio. As informações coletadas serão publicadas também pela COMTUR até o fim do primeiro semestre de 2020 e trará ainda mais detalhes e informações sobre as pessoas que vistam e compram em Balneário Piçarras.

Postar um comentário

0 Comentários