Possui restaurante? Saiba a importância de contar com um bom seguro





Rodrigo Machidonski é Formado em Ciência da Computação com MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela Unilasalle - Canoas/RS. Proprietário da Penha Corretora de Seguros.




Você, dono de restaurante, deve se perguntar por que fazer um seguro para seu empreendimento? Em um primeiro momento deve-se pensar se temos o medo de perder algo que para nós tem muito valor.


No seu empreendimento, existe uma riqueza mensurável como os móveis, equipamentos e o imóvel, bem como há também uma riqueza abstrata não menos importante que a material. É a riqueza do seu trabalho, de todo o seu esforço e planejamento para montar o restaurante e transformá-lo num negócio de sucesso.


Com certeza este empreendimento não surgiu da noite para o dia, foram dias ou anos de muito suor e esforço para se chegar onde está e por isto é que buscamos uma forma de garantir que todo este esforço não se dissolva num incêndio, num roubo ou até mesmo na perda do imóvel.


Trazendo o assunto para um olhar vindo do cliente, ele deseja encontrar comida e bebida boa, tranquilidade, conforto e bom atendimento. Mas, por outro lado, o proprietário do estabelecimento quer que seus clientes tenham uma experiência agradável e o desejo de retornarem um dia.


Desta forma, o seguro para restaurante é essencial porque gera tranquilidade para os empresários, funcionários e clientes.



Você deve estar se perguntando: Mas o seguro para meu restaurante é caro? Quando paramos para analisar os custos envolvidos com a realização de um seguro e todos os benefícios envolvidos nas coberturas, percebe-se que o investimento pesa pouco para o empreendimento, principalmente porque além das tradicionais coberturas contra roubos, incêndios e danos causados pelo clima, como vendavais entre outros, o seguro empresarial já traz incorporado ao seu pacote uma grande diversidade de serviços de assistência 24h com chaveiro, encanador, eletricista, reparos em ar condicionado, nas portas de aço onduladas, limpeza de caixa d’água, segurança e vigilância em caso de sinistro.



Isso tudo se torna uma economia para o empresário, pois se pararmos para pensar, constantemente um restaurante necessita de algum tipo de assistência como estas. E ainda, o seguro pode ser parcelado em até 10x, tornando o custo muito baixo mensalmente.
 

Na eventualidade de um sinistro coberto por uma apólice, o seguro pode significar o equilíbrio financeiro ou a remedição dos danos, permitindo, a continuidade do negócio e mais facilidade na reparação de danos a terceiros. Dependendo da gravidade do sinistro, pode evitar a falência da empresa.



Quais são as coberturas mais contratadas?


  • Roubo e/ou furto qualificado de bens e mercadorias do estabelecimento (desde que tenha sido por arrombamento);

  • Dano total ou parcial causado por fogo, seja ele de qualquer origem;

  • Danos elétricos e seus prejuízos causados em equipamentos, maquinários e rede elétrica (curto circuito, variações de tensões, descarga elétrica);

  • Danos causados a estrutura do imóvel e também aos bens dentro, devido a vendaval, temporal e chuvas fortes, inclusive chuva de granizo.




Quais são as principais coberturas específicas?


Além das coberturas mais contratadas, que são aquelas que possuem o maior índice de acionamento dentro do seguro empresarial de modo geral, existem coberturas que são específicas para o nicho de restaurantes e bares:


  • Deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados;

  • Equipamentos e utensílios de cozinha;

  • Responsabilidade civil de restaurantes e bares;

  • Responsabilidade na guarda de veículos;

  • Veículos em estacionamento do segurado;

  • Roubo de bens e mercadorias de bufês em trânsito.




Se você, empresário do ramo de restaurantes, ficou interessado em saber maiores detalhes sobre este tipo de seguro, e também outros, entre em contato com a Penha Corretora de Seguros, através dos fones: (47) 3366-5316 ou (47) 98416 4869.