Itajaí Sailing Team se prepara para disputa do Campeonato Brasileiro de Oceano





A tripulação do Itajaí Sailing Team (IST) se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Vela Oceano, classe ORC, organizado pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO). O evento acontece de 1 a 5 de fevereiro, em Jurerê, Florianópolis.



Há quatro anos Florianópolis não sediava o Brasileiro de de Oceano, classe ORC, a principal disputa da vela oceânica e reconhecida pela World Sailing.


Para esta edição estão programadas oito regatas, sendo uma de longo curso e sete barla-sota (ou entre bóias), com ainda a possibilidade de uma regata de médio curso. Estão programados cinco dias de provas e a participação de competidores de vários estados brasilleiros.


O comodoro da ABVO, Mario Martinez, diz que a entidade segue a tônica da ABVO em levar o Brasileiro para diferentes cidades e regiões do país. "Desde 2018 Santa Catarina não recebia a competição e esse retorno do campeonato para o estado pode proporcionar não somente às tripulações locais como do Rio Grande do Sul virem em peso, em conjunto com as de São Paulo e Rio de Janeiro, que já podem ir se preparando para um grande campeonato".


Alexandre Santos, manager e capitão do Itajaí Sailing Team, comemora o retorno do Brasileiro para Santa Catarina. "A opção da ABVO trazer novamente para cá uma etapa desse importante campeonato certamente vai agregar mais profissionalismo e organização ao evento. E o IST está pronto para entrar com tudo nessas disputas."


Integram o time oficial do Itajaí Sailing Team nessa etapa do Brasileiro os velejadores Alexandre Souza Filho, Brenda Furlin, Edmundo Grisard, Fernando Ropelato, Gastão Furlin, Guilherme Fasolo, Philipp Grochtmann, Vilnei Goldmeier e Marcos Sérgio Betchtold e Marcelo Gusmão Reitz.


Todos os tripulantes do time itajaiense de vela estão devidamente imunizados contra a Covid-19. No entanto, serão novamente testados no dia que antecede as disputas.


O time itajaiense é patrocinado pela APM Terminals Itajaí, Brasfrigo S/A, Multilog, Braskarne Terminal Portuário, Platinun Log, Terminal Barra do Rio e Conexão Marítima. Tem o apoio da Marina Itajaí, Molin do Brasil, Lechler, e NOB Multisports.


Itajaí quer trazer campeonato para a cidade


O Itajaí Sailing Team está trabalhando junto a ABVO e outras instituições ligadas a vela e ao fomento do esporte para trazer para a cidade outros campeonatos de vela oceânica e, inclusive, a possibilidade de realizar uma outra edição do Brasileiro de Oceano. "Potencial pra isso nos temos de sobra. Itajaí já sediou por diversas vezes a Volvo Ocean Race (atual The Ocean Race), a regata transoceânica Jacques Vabre, e temos ainda uma das melhores marinas do Brasil", arremata Alexandre Santos.
Postagem Anterior Próxima Postagem