Mutirão de castração gratuita atende 154 animais em Balneário Piçarras



A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras realizou o segundo mutirão de castração gratuita deste ano. A ação promovida nesta segunda-feira, 20, atendeu 154 cães e gatos no bairro Itacolomi. Ao todo, 298 animais foram atendidos nas duas ações. A secretaria irá promover um mutirão por mês, com atendimento em locais variados.


As inscrições foram agendadas previamente e foram registradas 46 faltas. “Pretendemos fazer ações como essa todos os meses. A lei pede 150 castrações, mas incluímos a mais para cobrir a margem de pessoas que, por força maior, acabam não comparecendo no dia”, afirma o coordenador do Programa de Bem-Estar Animal, Filipe Varela.



Balneário Piçarras é destaque regional ao disponibilizar o serviço de maneira completamente gratuita, em que o atendimento é realizado por profissionais com cumprimento a todas as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária. A estrutura é contratada com o objetivo de atender todas as localidades do município e gerar cada vez maior qualidade de vida para os animais. “O objetivo é diminuir o alto índice de animais em situação de rua, e, com isso, contribuímos para o controle de zoonose da cidade”, destaca a coordenação.





A castração representa o cuidado com os animais, que pode evitar a procriação indesejada e o desenvolvimento de doenças. Carla, moradora do bairro Itacolomi, levou a cadela Pitica para ser castrada. “Tirei ela de um morador de rua, ainda bem pequena. A mãe dela tinha morrido atropelada, então fiz uma proposta para ele para me dar ela. Ele disse que me venderia, então comprei por R$ 10, para cuidar dela. Eu acho que castrar faz parte da saúde pública, essencial para evitar a superpopulação de animais de rua”, explica.



A ação forneceu itens necessários para a recuperação pós-cirúrgica, com medicação, cone e orientações. A data do próximo mutirão ainda será definida pela Saúde.